Você já percebeu como, em momentos de tensão, as palavras podem ganhar um peso desproporcional? Quando nos comunicamos no calor do momento, muitas vezes, acabamos agravando o conflito em vez de resolvê-lo. E quando “decidimos engolir o sapo”, ficamos remoendo aquilo por muito tempo.
Talvez você não saiba, mas a Comunicação Não Violenta (CNV) pode te ajudar a lidar com esses momentos de tensão de maneira construtiva, sem precisar engolir nada nem partir para a briga. A CNV é uma técnica que apoia o desenvolvimento de habilidades relacionais e emocionais para lidar com esses momentos, ela ensina a ouvir com empatia e a expressar de maneira clara e assertiva.
Para apoiar os seus primeiros passos nessa prática, eu te convido a exercitar 4 movimentos:
1. Respire
Quando a tensão aumenta, a primeira reação pode ser impulsiva. Tirar um momento para respirar e refletir pode mudar completamente o rumo da conversa.
2. Tenha clareza da sua intenção
Para início de conversa, é fundamental você saber o que você quer com essa conversa. Quando não sabemos o que realmente estamos buscando solucionar e atender, a conversa pode não chegar a um resultado satisfatório.
3. Escute para compreender
Escutar realmente o outro, sem interromper, ajuda a entender não só as palavras, mas também os sentimentos por trás delas. Essa prática pode transformar conflitos em oportunidades de conexão.
4. Expressão clara e respeitosa
Quando for a sua vez de falar, escolha palavras que expressem suas necessidades sem atacar o outro. Frases como "Eu sinto..." em vez de "Você sempre..." mudam a dinâmica da conversa.
Quer aprender mais sobre como transformar sua comunicação? Continue nos acompanhando e veja como aplicar a CNV pode melhorar não só seus relacionamentos, mas também a sua vida.
Comments