top of page

Coerência: base da confiança e da credibilidade

Um ponto importante na construção de relacionamentos de confiança chama-se coerência. Não tem sentido viver a dinâmica do "faça o que eu falo e não faça o que eu faço" quando se quer cultivar relações respeitosas, honestas e colaborativas. 


Sem coerência, qualquer relacionamento, seja pessoal ou profissional, fica fragilizado. Pensa comigo:


Nas relações familiares: o exemplo dos pais é o que mais impacta a educação. Se o adulto não quer que seu filho bata, por exemplo, não tem sentido bater nele para “educar”. Concorda?


Nas relações de trabalho: um líder define prazos apertados para sua equipe, mas não os cumpre quando se trata de suas próprias responsabilidades. Como ficará o engajamento?


Nas relações institucionais: uma empresa faz discurso sobre a importância da sustentabilidade, mas não investe em práticas sustentáveis em suas operações. Como ficará a sua imagem?


Ser coerente é cuidar do alinhamento da sua identidade e do seu discurso com as suas ações, demonstrando integridade e compromisso com seus valores. Quando somos coerentes, as pessoas sabem o que esperar de nós. Elas se sentem seguras para confiar e se engajar em nossos projetos, afinal, essa confiança gera credibilidade e abre espaço para a influência positiva. 



Pela perspectiva da comunicação não violenta, todos os nossos comportamentos são para atender uma ou várias necessidades. A coerência é uma delas. Entretanto, quando não estamos conscientes dos nossos valores e necessidades, para cuidar de outra necessidade podemos ser incoerentes. Ao mesmo tempo que isso faz parte da nossa complexidade humana, a incoerência pode prejudicar as nossas relações.

Por isso, investir na vivência consciente da coerência vale a pena, pois a confiança que você constrói com os outros fortalece os relacionamentos e abre portas para o sucesso em vários campos da vida.


Caminhos para desenvolver a coerência em seus relacionamentos: 


  • Autoconsciência: reflita sobre seus valores e princípios, certificando-se de que suas ações estejam alinhadas a eles.

  • Comunicação clara: seja claro e direto ao se comunicar, evitando ambiguidades e promessas que não possa cumprir.

  • Compromisso: assuma responsabilidade por suas ações e cumpra seus compromissos, mesmo quando for difícil.

  • Humildade: reconheça seus erros e aprenda com eles, demonstrando que você está buscando se aprimorar. 


Dicas para fortalecer a coerência em sua comunicação: 


  • Seja transparente: seja honesto sobre seus pensamentos, sentimentos e intenções.

  • Tenha coragem: de ser imperfeito e vulnerável.

  • Seja autêntico: seja você mesmo, não tente ser alguém que você não é.

  • Seja responsável: assuma responsabilidade por suas palavras e ações.


A confiança é construída nos pequenos momentos. Se tiver dificuldades com a credibilidade, faça para si mesmo promessas pequenas e possíveis que sejam fáceis de cumprir, até conseguir reconquistar toda a sua credibilidade” - Brené Brown.

1 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page